Monobloco Exata

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    Nossos serviços

    Trabalhamos com uma vasta gama de serviços automotivos para melhor atender
    todos os nossos clientes.

    Mecânica em geral

    A prevenção é sempre o caminho mais seguro e econômico.

    Para evitar futuros problemas mais sérios, todo carro precisa ser revisado periodicamente.

    Mantenha seu automóvel em dia, prevenindo defeitos que possam fazer com que ele pare ou tenha baixo rendimento, além de prolongar sua vida útil, aumentar a segurança e a economia de combustível.

    Nossos serviços utilizam modernos equipamentos de diagnóstico eletrônico, além de inspeção visual de vários itens.

    Por mais que o seu automóvel não tenha nenhum problema aparente, a revisão preventiva é sempre a melhor maneira de assegurar que tudo continue correndo bem. É bastante comum que o proprietário não identifique possíveis problemas mecânicos que o seu veículo possa desenvolver.

    Alguns destes problemas só são identificáveis através de diagnóstico automotivo e, por essa razão, manter o carro com as revisões em dia garante que você nunca fique na mão de forma imprevista ou que seja multado pela falha de funcionamento de algum componente.

    Na Monobloco Exata, você revisa o seu veículo através do diagnóstico eletrônico e já o encaminha para o serviço de mecânica que for necessário. É garantida a inspeção de todos os componentes que são fundamentais para a saúde mecânica do veículo, para a sua segurança e de sua família.

    Itens Inspecionados

    • Troca do Óleo;
    • Troca de Amortecedores;
    • Serviço de Arrefecimento;
    • Limpeza de Bicos;
    • Descarbonização do Motor.

    Quer contratar o serviço ou tem alguma dúvida? Fale com a gente.

    Por favor, escolha a loja que você deseja atendimento.

    Cáster

    Na Monobloco Exata, o serviço de cáster é feito com equipamentos de ultima geração.

    Cáster é o nome que se dá ao ângulo formado entre o pino mestre da roda do veículo em relação ao plano vertical, ajudando na estabilidade do mesmo, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final do veículo. Na maioria dos veículos, este ângulo é fixo e devem ser conferidas algumas peças, que ao sofrer um impacto, podem deformar-se, levando consigo a coluna de suspensão e tirando o ângulo de seu valor nominal.

    O cáster controla a estabilidade do veiculo em alta velocidade, determinando tato de direção. Sendo o cáster o ângulo do pino mestre, em relação à linha vertical do centro da roda, observando o veículo de lado. Esse ângulo tem como objetivo permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial, após uma curva, assim como de proporcionar firmeza e estabilidade de direção, dirigindo em linha reta com o mínimo esforço. Com o ângulo fora da especificação do fabricante do veiculo, a direção torna-se pesada.

    Os efeitos do cáster positivo corrigem a roda dianteira quando o veiculo está trafegando adiante, aumentando a estabilidade em linha reta. O mecanismo que causa esta tendência é ilustrado claramente pelas rodas dianteiras de um carrinho de supermercado. O eixo de direção da roda do carrinho de supermercado é fixado na frente onde a roda contata o chão.

    Cáster: preços e outras dúvidas

    Agora uma dúvida que pode surgir é sempre: quanto custa para fazer o alinhamento de cáster corretamente? O preço para alinhamento de cáster varia de acordo com o local onde for feito, mas, como sempre, a Monobloco Exata garante os melhores preços para alinhamento de cáster. Basta entrar em contato conosco, para que possamos sanar todas as suas dúvidas e sempre te servir da melhor forma possível.

    Quando fazer

    • Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo;
    • Quando a direção estiver pesada;
    • Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.

    Com o cáster incorreto ocorre:

    • Desconforto ao dirigir causado pelo desequilíbrio ideal entre esforço de direção em baixa velocidade e estabilidade em alta velocidade.
    • Em alta velocidade o veiculo torna-se sem estabilidade.
    • Compromete a firmeza e a estabilidade de direção, quando o motorista dirigir em linha reta.
    • Dificuldade de retorno das rodas dianteiras à sua posição anterior, depois de realizar uma curva.
    • Com o ângulo de cáster exagerado a direção torna-se pesada.

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    Suspensão

    O sistema de suspensão é responsável pela estabilidade do automóvel e tem a função de absorver todas as irregularidades do solo e evitar que trancos e solavancos incomodem os usuários. O sistema compreende o conjunto de todos os componentes mecânicos que se articulam e unem as rodas do veículo à carroceira.

    Há cinco componentes essenciais no sistema de suspensão, são eles:

    • Molas;
    • Amortecedores;
    • Barras estabilizadoras;
    • Pinos esféricos (pivôs);
    • Bandejas de suspensão.

    Recomenda-se que a manutenção da suspensão seja feita regularmente ou quando surgir algum problema entre os intervalos de revisão. Geralmente, esse intervalo acontece a cada 5.000 km, quando é sugerida uma avaliação no balanceamento das rodas. Aproveite e faça uma revisão na suspensão.

    Um veículo sem molas e amortecedores é desconfortável para seus usuários, com vibrações no carro e ruídos no painel, principalmente em pisos irregulares. Fortes impactos podem ocasionar danos e ocasionar trincas na estrutura do automóvel, comprometendo sua vida útil.

    Os amortecedores limitam oscilações no veículo, tornado a dirigibilidade muito mais segura e estável. Contudo, a continuidade do trabalho provoca desgaste no amortecedor. Portanto, fique atento. A vida útil do amortecedor é longa, mas aos 40.000 km faça uma revisão preventiva. Caso necessário, providencia rapidamente sua substituição.

    Além dos amortecedores, certifique-se que os seus acessórios e componentes (coifas de proteção da haste, batentes e os coxins) estejam em ordem, pois eles também sofrem desgastes.

    O sistema de suspensão influi diretamente no comportamento do veículo e pode provocar:

    • Desgaste irregular dos pneus;
    • Ruídos indesejáveis;
    • Descontrole do veículo.

    Todo o cuidado é pouco! Dirija atenciosamente, preventivamente, e mantenha o seu veículo em boas condições de uso, garantindo, assim, a sua segurança e sua família.

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    Troca de óleo

    Na hora da troca do óleo surgem dúvidas quanto às especificações do lubrificante, tempo, quilometragem, filtro, etc. O que fazer neste caso? A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo, mas atenção com manuais mais antigos que indicam a troca de óleo a cada 20.000 km. Consulte as concessionárias para obter informações mais atualizadas.

    Nos intervalos entre trocas não se esqueça de checar o nível de óleo. Complete-o com o óleo adequado, caso haja necessidade, para que as propriedades do lubrificante seja restabelecida. Desta forma o motor permanece limpo e perfeitamente lubrificado.

    O fenômeno da borra, óleo que vira uma espécie de pasta, se disseminou pelo Brasil há alguns anos atrás danificando motores de veículos de passeio de várias marcas. Esse problema foi ocasionado:

    • pelo uso de lubrificante e combustível fora das especificações;
    • pela troca do óleo ou do filtro fora do tempo e/ou da quilometragem correta.

    Para carros da década de 1980, o consumo de óleo considerado normal é de até 1 litro para cada 1.000 km. Nos carros dos anos 2000 em diante o consumo estimado é de até 300 ml para cada 1.000 km. No entanto, é importante considerar a maneira de utilização do veículo. Para carros que trafegam constantemente por distância menores que 10 quilômetros, que permanecem em marcha-lenta grande a maior parte do tempo, que circulam no anda-e-para das cidades em ambientes extremamente empoeirados e que rebocam cargas pesadas, a quilometragem e o tempo da troca de óleo deve ser reduzida em 50%.

    O filtro de óleo é o componente automotivo que tem por finalidade manter o óleo lubrificante dentro dos parâmetros necessários, protegendo assim componentes internos do motor através da lubrificação. Deve ser substituído integralmente a cada troca do lubrificante para preservar a vida útil do motor. O filtro de óleo deve ser substituido em cada troca de óleo.

    A Monobloco Exata oferece especialistas nos serviços de troca do óleo para atendê-lo com eficiência e qualidade. Consulte-nos e agende sua visita.

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    Troca de amortecedores

    Amortecedor é o componente do sistema de suspensão que controla as oscilações das molas, mantendo o veículo estável no contato com o solo.

    Quais os sintomas de um amortecedor com problemas?

    • Vazamentos de óleo;
    • Falta de ação e travamento;
    • Hastes tortas, riscadas ou danificadas;
    • Saltos das rodas devido à trepidação;
    • Dificuldade no controle de veículo em curvas e/ ou freadas;
    • Desgaste irregular dos pneus;
    • Desgaste prematuro nas peças do sistema de suspensão.

    Quando substituir os amortecedores?

    • Conforme a recomendação proposta no manual do proprietário do veículo;
    • Se apresentarem falta de aderência nas curvas;
    • Preventivamente aos 40.000 km rodados.

    Troque os amortecedores sempre aos pares, pois um conjunto de  peças novas e outro desgastado, no mesmo eixo, pode ocasionar problemas de instabilidade no veículo. Amortecedores em bom estado evitam desgastes de peças, tais como pneus, molas, buchas, coxins, rolamentos, terminais, dentre outras.

    Lembre-se: jamais coloque um amortecedor “recondicionado” no seu carro por motivos de segurança. Na troca, utilize sempre um amortecedor novo e o específico para o seu automóvel, como fazem os profissionais da Monobloco

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    Serviço de freios

    Tudo o que anda tem que parar. Do que adianta estabilidade, dirigibilidade, conforto e potência se na hora de frear houver alguma falha? Por isso, fique com atenção redobrada quanto ao sistema de freios. Revisar o veículo sem verificar os freios é extremamente arriscado e perigoso, pois o sistema de frenagem sofre desgaste constante diariamente. O sistema de freio é um sistema hidráulico, ou seja, para funcionar perfeitamente, não pode haver vazamento em seus componentes.

    Os discos, as pastilhas e o tambor são os componentes que atuam diretamente na roda do veículo fazendo com que o carro pare quando se pisa no pedal. Discos e pastilhas, normalmente localizados na parte dianteira, são responsáveis por cerca de 70% a 80% da eficiência do freio de um automóvel. Ao observar a espessura das pastilhas de freio e perceber sinal de desgaste acentuado, proceda imediatamente a troca das mesmas conforme a recomendação do fabricante do veículo. O conjunto de tambor e lona fica alojado na roda traseira. Os freios traseiros, apesar de serem menos exigidos em relação aos dianteiros, também merecem inspeção periódica.

    Outro componente a ser avaliado é o fluido do freio, responsável por transmitir a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre ao sistema. O fluido deve ser substituído a cada ano ou 10 mil km; passando disso a eficiência em acionar os freios começa a cair. Aliás, a falta de fluido pode ocasionar na completa perda dos freios. Ao realizar os serviços de troca do fluido, certifique-se de que o produto utilizado atende às normas reguladoras, seguindo sempre as orientações do fabricante.

    Dependendo da forma de utilização do veículo, o sistema de freios pode apresentar alguns problemas, são eles:

    • Vibração e desvio de rota na hora de frear.
    • Curso muito longo da alavanca de freio de mão.
    • Altura do pedal desregulada (baixa e alta).
    • Constantes barulhos quando se pisa no freio.

    ABS – Sistema Eletrônico

    Alguns modelos de veículos também estão equipados com ABS, um sistema “inteligente” que evita que as rodas travem quando o freio é acionado de forma mais intensa, contribuindo para uma frenagem mais segura, em menor espaço e mantendo a trajetória do veículo ao acionar o freio.

    Recomendações:

    • Quando da revisão de seu veículo, fique atento a ruídos na frenagem, ao nível do fluido de freio, à perda de eficiência e ao endurecimento do pedal de freio.
    • Jamais misture fluidos de marcas diferentes no reservatório.
    • Se o reservatório do fluido de freio estiver abaixo do nível mínimo, não o complete; proceda para revisão e manutenção.
    • Nunca utilize o freio de mão com o veículo em movimento.
    • Alavanca muito alta é sinal de freio de mão desregulado. Verifique, portanto, o estado das lonas para freios e cabos.
    • Na troca dos componentes do sistema de freio use apenas peças originais. Pastilhas e lonas de freio de marcas desconhecidas podem causar danos irreversíveis, assim como ocasionar desgastes prematuros no disco de freio e no tambor.

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    Serviço de Arrefecimento

    Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido.

    O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento.

    Funções do aditivo do radiador:

    • Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento.
    • Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d’água.
    • Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema.

    O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo).

    Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes:

    • Líquido com cor de ferrugem.
    • Líquido baixando acima do normal.
    • Temperatura muito alta ou baixa.
    • Consumo exagerado de combustível.
    • Alteração na rotação do motor e queda de potência.

    Recomendações:

    • Verifique semanalmente o nível da água no reservatório, com o veículo frio. Se tiver de completar o nível, utilize sempre água filtrada e aditivo, na proporção indicada no manual do proprietário.
    • Atenção ao abrir o reservatório com o motor ainda quente, pois a água estará em alta temperatura e sob pressão, podendo causar queimaduras.
    • Alguns fabricantes indicam que se faça uma limpeza total do sistema todo ano.
    • A eficiência do líquido de arrefecimento diminui durante o uso. Troque o fluido regularmente de acordo com o manual do proprietário. Misture somente água isenta de minerais com baixos teores de sais, para evitar a formação de depósitos no sistema de refrigeração.

    Atenção: não se esqueça de pedir aos nossos especialistas uma avaliação do sistema de arrefecimento quando estiver em uma de nossas lojas.

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    Limpeza de bicos

    Recomenda-se fazer limpeza dos bicos (das válvulas) de injeção se o funcionamento do motor se tornar irregular e com falhas, mesmo que a luz de aviso não esteja acesa. A limpeza periódica dos bicos injetores evita possíveis travamentos e provoca menor consumo de combustível.

    Para prolongar ao máximo a eficiência das válvulas de injeção, recomenda-se abastecimento do carro com gasolina aditivada, pois mantém limpo todo o sistema de alimentação: a bomba de combustível, o cabeçote, as válvulas de admissão e escapamento e a câmara de combustão.

    Recomendações:

    • Abasteça somente em postos de  bandeira conhecida.
    • A manutenção preventiva compensa muito mais do que a manutenção corretiva: gaste menos e não danifique seu veículo.

    Observações:

    Atualmente, alguns motores vêm com um sistema auto-limpante. É um tipo de bico injetor que, como o nome diz, faz uma limpeza própria, ou seja, não requer a limpeza dos bicos injetores em uma oficina. Entretanto, podem ocorrer falhas ou irregularidades com esse dispositivo, especialmente se o veículo for abastecido com gasolina ou álcool de má qualidade ou adulterado com solvente ou mesmo com água.

    Lembre-se: A Monobloco possui equipe de profissionais dispostos a ajudá-lo.

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    Higienização do Ar Condicionado

    Você já ouviu falar em oxi-sanitização?

    Oxi-sanitização é o tratamento à base de ozônio, que elimina as impurezas orgânicas do seu veículo.

    Devido ao alto poder oxidante e por não gerar produtos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, o ozônio vem sendo uma alternativa de interesse para os processos de tratamento de ar, atuando como desodorizante, fungicida, bactericida e inseticida.

    O objetivo é prevenir riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados, como carros com ar condicionado, em face à ampla e crescente utilização de sistemas de climatização e sua prolongada utilização.

    Benefícios: 

    • Revolucionário sistema de desinfecção de ambientes;
    • Eliminação de fungos, bactérias, vírus, ácaros e odores;
    • Purificação do ar interno do veículo (previne doenças respiratórias);
    • Tecnologia limpa e compatível com o meio ambiente;
    • Sem uso de nenhum produto químico;
    • Não deixa resíduos tóxicos;
    • Elimina os odores desagradáveis;
    • Elimina 99% dos micro-organismos;
    • Tem ação bactericida;
    • Tem ação fungicida;
    • Tem ação acaricida;
    • Eficiência comprovada (laudos microbiológicos).

    Como funciona?

    O funcionamento do equipamento se baseia na ativação controlada das moléculas de oxigênio do ar pelo qual se consegue um aumento notável na capacidade de reação deste elemento com a matéria orgânica contaminante.

    Aconselha-se fazer manutenção do ar condicionado uma vez ao ano e trocar o filtro quando for necessário.

    Lembre-se: o ar condicionado ajuda a melhorar a visibilidade em dias chuvosos, funcionando como desembaçador do vidro dianteiro. Saiba mais com os técnicos da Monobloco.

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    NOSSAS LOJAS

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    BELÉM-PA

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    Telefone: (91) 3226-0963
    Endereço: Av. Marquês de Herval, 218 - Pedreira, Belém - PA,
    CEP: 66085-314.

    ANANINDEUA-PA

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    Telefone: (91) 3235-7195
    Endereço: Rod. Mário Covas, 463 - Coqueiro, Belém - PA,
    CEP: 67113-330.
    Belém Ananindeua